quarta-feira, 26 de abril de 2017

Pescadores interditam BR 101 contra a PEC 445


No dia 21 de Abril pescadores do extremo sul baiano e de outras praias da Bahia se reuniram para protestar contra a Portaria do Ministério do Meio Ambiente 445 (A portaria foi criada em 2014 e visa à preservação de “espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira ameaçadas de extinção aquelas constantes da ‘Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos’”, conforme texto do MMA), e fecharam diversos pontos das estradas da BR 101 baiana.
Essa portaria de 2014 proíbe pesca e comercialização de 475 espécies de peixe em um período de 10 anos.
Os pescadores alegam que peixes conhecidos como budião, garoupa, badejo, vários tipos de cação, batata e cherne e outros estão a partir de agora de serem pescados. Os pescadores criticam que o MMA fez essa portaria sem o mínimo de estudo da costa brasileira e também não ouviram o setor, pois esses e outros tipos são os principais peixes pescados por eles.
Os pescadores deixam claro que são a favor do “defeso” (é o período em que as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas. Este período é estabelecido de acordo com a época em que os animais se reproduzem na natureza), como já há como o camarão e a lagosta, mas proibir 475 espécies de uma vez só por 10 anos é um absurdo.
A PRF (Policia Rodoviária Federal), informou que tem o conhecimento de três pontos em que a BR esta fechada – um na BA 418 sentido Minas Gerais, um próximo a Salvador e o outro próximo ao trevo de Posto da Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário