quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Igreja da Barra começa primeira etapa de reformas


Começou a primeira etapa da reforma da Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, que fica na comunidade de Barra de Caravelas.

Como todo o processo depende de doações da comunidade e de empresas locais e ainda não se conseguiu arrecadar os recursos necessários para proceder a uma reforma completa, a recuperação deste patrimônio histórico foi divida em várias etapas, contemplando recuperação do telhado, adequação de espaço interno, reforma e pintura interna e pintura externa, segundo conta o coordenador da Igreja Católica da Barra, Fábio Pinheiro.


A Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição foi erguida em 1929, pois a antiga Igreja da Barra, construída em estilo barroco português no século 18 havia sido levada pelo mar em 1926.

Dona Aiá, antiga moradora da região, conta no livro Relatos Históricos de Caravelas, que "a comunidade tinha uma linda igreja, pequenininha em estilo colonial, provavelmente feita pelos escravos junto com alguns portuguesas de épocas da colonização: tinha uma torre, dois sinos e um ádrio acolhedor, todo arborizado. Em 1926 o mar levou definitivamente a igreja. Além da igreja haviam outras duas ruas com ótimas casas construídas com óleo da baleia. Hoje neste local é alto mar, só nos restou a saudade."

Outra curiosidade sobre a Igreja da Barra é que os objetos sacros da igreja anterior foram salvos pela comunidade e abrigados na Igreja nova. Além de valiosas peças de madeira e prata, o acervo local contava com uma imagem da padroeira, em estilo barroco e de incalculável valor artístico e monetário, até que na década de 1990 foi roubada, dando lugar a uma réplica. 

Quem tiver interesse em apoiar a reforma ou fazer doações, deve entrar em contato com a equipe da Igreja Católica na Barra de Caravelas.

FONTE: Com informações do livro Relatos Históricos de Caravelas (Desde o Século XVI), de Carlos Benedito de Souza, do Blog Fundação Ralile, clique aqui para conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário