sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tumulto em Caravelas cancela audiências sobre ampliação


Um tumulto supostamente provocado por pescadores do Espírito Santo levou ao cancelamento de três audiências públicas sobre a ampliação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, informou nesta sexta-feira, 18 o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), responsável pelos eventos.
Audiência em Caravelas termina em confusão
A confusão ocorreu logo no início da audiência em Caravelas, a 847 km de Salvador, no extremo sul da Bahia, no final da tarde de quinta, 17. Coordenador do ICMBio na região e presente ao evento, Leonardo Brasil não quis entrar em detalhes sobre o ocorrido, mas confirmou o adiamento das audiências.
Segundo divulgou a assessoria de imprensa do IBJ (Instituto Baleia Jubarte), que estava acompanhando a audiência em Caravelas, “representantes da Federação das Colônias de Pescadores do Espírito Santo – um grupo de aproximadamente dez pessoas– entraram no local, instigando os pescadores com informações falsas”.
“A apresentação da proposta, que havia sido iniciada, teve que ser cancelada por medida de segurança por causa dos gritos e da intimidação agressiva por parte dos pescadores do Espírito Santo que chegaram a fazer ameaças aos funcionários do ICMBio”, comunica a nota do IBJ. Ainda não há nova data para as audiências.
As outras audiências ocorreriam nesta sexta em São Mateus e no sábado em Linhares, cidades do norte do Espírito Santo. Segundo o IBJ, os pescadores capixabas estão preocupados com a redução de área para a pesca, devido a ampliação de Abrolhos e da criação de mais três parques de conservação.
Ampliação - A proposta do ICMBio prevê que Abrolhos passará dos atuais 87.943 hectares para 891.872 mil hectares, e ainda a criação do Refúgio de Vida Silvestre para baleias jubarte, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Foz do Rio Doce, no litoral capixaba, e uma Área de Proteção Ambiental (APA) em torno de Abrolhos.
A única audiência que ocorreu sobre o assunto e não teve problema algum foi em Porto Seguro, na quarta-feira passada. Outra polêmica relacionada ao assunto é com relação à exploração de petróleo na área do parque, de interesse do Pré-Sal. Em janeiro de 2010 a Justiça proibiu a exploração, mas liberou meses depois. A exploração ainda não foi autorizada pelo governo, apenas licitações para prospecção, segundo informou o ICMBio.

Um comentário:

  1. A grande verdade é a seguinte: O ICMBio, em face da proximidade da Rio+20, quer apresentar um projeto de grande porte, mas sem o estudo do impacto que um pojeto desta magnitude causaria na vida de quem depende, direta ou indiretamente, da pesca na região do referido projeto. A criação da Reserva proibiria, não só a pesca, mas tambem a extração de petroleo em todo litoral Capixaba e sul da BA e causaria grandes problemas para a Aracruz Celulose que despeja no mar grande parte dos seus dejeto...
    Mas as grandes empresas ja estão defendendo seus interesses nos altos escalões. E os PESCADORES? Estes sim, com a ampliação e a criação destas reservas, ficariam sem chão, alias, sem chão, sem teto, sem ter como criar seus filhos, sem ter como colocar o pão de cada dia em sua casa e muito mais...Pois por experiencia, sabemos que, infelizmente, a grande maioria dos pescadores não tem estudo, não tem outra profissão, estão na faixa etaria acima dos 40 anos... Então a grande pergunta: existe algum estudo para alocar estes Pais de familia no mercado de trabalho? O que sera feito com aqueles que trabalham direta ou indiretamente (sito: pescadores, revendedores, peixarias, consumidores, restaurantes e outros mais)? Tenho certeza que não existe tal estudo, ou se existe esta escondido. Isso me cheira um conto da carochinha...como acontece com os EUA que extinguiram com todos os seus Indios e hj exigem a proteção dos nossos...

    ResponderExcluir